sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O que estamos aprendendo com o Evangelho?

Salomão, um dos mais sábios homens do Antigo Testamento, testemunha que o amigo se conhece nos momentos difíceis da vida. Quando passamos por dificuldades, logo nossa casa se esvazia e os que pensávamos serem amigos, desaparecem. Os verdadeiros amigos são os que ficam, os que buscam amparar e socorrer aquele que está prestes a perecer....

Aprendendo a produzir frutos mesmo em momentos difíceis

Paulo estava vivendo um momento difícil quando os irmãos de Filipos saíram em seu socorro(vs.15). Com isso, revelaram-se sensíveis e amorosos para com o irmão em Cristo, coisa rara em muitos crentes. Em sua carta de agradecimento aos filipenses(Fp 4), o apóstolo Paulo nos ensina algumas verdades e doutrinas bíblicas em relação ao cuidado com os irmãos.

Paulo frisa, em primeiro lugar, o que havia aprendido com o Evangelho de Cruisto: "contentar-me com o que tenho".
Ele foi doutrinado por Cristo tanto a ter fartura e abundância como a padecer necessidades(Fp 4:12). Por essa razão nos fala como mestre e nos resume o que aprendeu através do Evangelho: Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Fp 4:13). Viver momentos altos e baixos sempre mantendo a fé é um aprendizado que poucos alcançam. Muitos perdem o foco do Evangelho e blasfemam quando suas vidas financeiras sofrem algum revés ou abalo. Esquecem-se de que Deus é presente justamente na hora da angústia. Nos momentos em que está tudo bem, ele deixa as 99 (que estão em segurança) e sai em busca daquela que está caída, desviada, sem socorro.

A carta de agradecimento de Paulo aos filipenses
Em sua carta exalta a iniciativa dos irmãos filipenses e lhes diz que fizeram bem em tomar parte na sua aflição, que o socorro era bem vindo e que a oferta era "cheiro suave e sacrifício agradável e aprazível a Deus"(Fp 4:18). Eles haviam cumprindo as Escrituras, amando o irmão que lhes havia ministrado o Evangelho da Salvação e compadecendo-se de suas aflições e necessidades.

Em retribuição ele intercede em oração por aqueles que tomaram a iniciativa de socorrê-lo materialmente com seus bens(vs. 15): "Que o nosso Deus, segundo as suas riquezas, supra todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus"(vs. 19).

O Evangelho deve moldar nosso caráter e atitudes
O Evangelho é fonte de maravilhosos e profundos ensinamentos de amor, piedade, compaixão, respeito e consideração. Abraçando-os, crescemos na graça e no conhecimento, quando os colocamos em prática.
Caso contrário, "Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?" (1º João 3:17), não é mesmo?

O que estamos aprendendo com o Evangelho de Cristo?
A base do Evangelho é o amor e, se não o temos pelos próprios irmãos e domésticos da fé, estamos negando a fé e revelando que o amor de Deus não está realmente em nós.
Seja como o apóstolo Paulo e a igreja dos filipenses, usando sua vida e seus bens para o bom propósito de Cristo, através de seu corpo, que somos nós.
ORA, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: "Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma"(Tiago 2:15-17).

Amar é...
Não amar de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade(1 João 3:18).
Ora, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? (Tiago 2:15-16). Que seu amor não esteja somente na língua, da boca pra fora, mas no coração e nas obras de suas mãos. Amém?

Cristo o abençoe e multiplique sobre você todas as bênçãos necessárias, tanto espirituais como materiais, quando, de coração, comunicar com as necessidades de seus irmãos domésticos na fé(1º João 3:18), como Paulo ensina aos gálatas:

E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé(Gálatas 6:9-10).

E você, o que está aprendendo com o Evangelho? 
O amor cristão se inicia no cuidado com os próprios irmãos na fé. Pense nisso: Está somando e multiplicando bênçãos entre os irmãos ou somando intrigas e multiplicando ódios, iras e contendas na igreja?
Deus se alegra quando pode contar conosco para sermos como Deus, apagando os incêndios dos desentendimentos e socorrendo os irmãos em suas aflições, nas horas tristes e nos momentos amargos da vida. É nesses momentos que descobrimos quais são, realmente, os cristãos verdadeiros. 

CONCLUINDOE os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos(Tito 3:14).
Comunicando com os irmãos em suas necessidades, com certeza estaremos frutificando como os filipenses. Com isso participamos e contribuímos para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, e para a edificação do corpo de Cristo(Ef 4:12)

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o conselho da Palavra de Deus, que nos desperta e aprimora a cada dia para sermos santos como Ele o é, preparando-nos para sua vinda em busca de sua Noiva, que vigia aguardando pacientemente a abertura dos portais eternos no Arrebatamento da Igreja. Aprenda a viver a fé cristã do modo como Deus quer. Deus vos abençoe ricamente. - Pr. Wagner Cipriano


Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você

Um comentário:

AVISO:
1. Deixe sua opinião sincera, mas não use palavras torpes ou ofensivas.
2. Sua opinião pode ser valiosa e enriquecer o conteúdo dessa matéria.
3. Comentários são de responsabilidade pessoal de seu autor e estará sujeito às leis vigentes no país, podendo acarretar responsabilização judicial e subsequentes penalidades e sanções civis e criminais.

Related Posts with Thumbnails