quinta-feira, 17 de março de 2011

Consciência Viva, Sadia e Eficaz

Visite: Mensagens Bíblicas do Livro de Apocalipse, Notíciário Gospel, Bíblias Eletrônicas Free, Estudos Bíblicos

A Mente Humana


A Mente sadia e sua importância na vida cristã
A mente humana é dividida em consciente, inconsciente e subconsciente. Nela estão guardadas todas as lembranças vividas, boas ou más, traumas, frustrações, desilusões, ódios, iras... Enfim, um grande arquivo que pode se tornar um baú de recordações malignas.
Mesmo em cristãos transformados pela Palavra de Deus, a consciência é, algumas vezes, um repositório de lembranças e pensamentos destrutivos e mortificantes, capazes de comprometer nossa vida espiritual e colocar em risco nossas corôas. Para tratá-la e termos uma mente sadia, devemos recorrer aos conselhos bíblicos...
Consciência viva X Consciência morta
Se desprezamos os conselhos divinos, corremos o risco de ser aquele cristão mentiroso e hipócrita a que o apóstolo Paulo se refere: Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1 Timóteo 4:2 O homem que fala da libertação dada por Jesus Cristo, mas ainda é refém de uma consciência morta é a personificação da profecia, que diz: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Marcos 7:6
Não permita que isso aconteça em sua vida espiritual. Vença seus mais íntimos pensamentos, desejos e lembranças malignos, através dos ensinos da Palavra de Deus.
Mas quais são as ferramentas de que dispomos para isso? Onde estão e quais são os conselhos bíblicos para vencermos? Como usá-los? Então saiba agora o que Deus preparou para você:
A fraqueza do homem e a providência divina
O cristão renascido em Cristo ainda traz consigo as memórias passadas. Mesmo que transformado ainda poderá ser assaltado por desejos, lembranças e pensamentos que ainda constituem “fortalezas infernais” e podem atrapalhar nosso propósito de servir a Cristo plenamente. Como permanecem as recordações do passado, passado na prática do pecado e nos pensamentos obscuros e nada é apagado,  temos que conviver com o problema e aprender “como” superá-lo, vencendo-o através do exame das Escrituras Sagradas. O Rei Davi reconheceu isso como um fato. Em sua vida agitada foram muitas as lembranças e pensamentos que lhe estorvaram o bom desempenho da fé. Momentos passados na prática ou no planejamento do pecado, ficam na lembrança, escondidos juntamente com os chamados desejos inconfessáveis. É o lugar da mente onde são guardadas imagens, lembranças, pensamentos e desejos que Davi chamou de “minhas trevas”. E diante do perigo da influência maligna dessa herança dos tempos antigos, Davi clamou: Senhor, ilumina minhas trevas!!! Vale lembrar, também, a lição do apóstolo Paulo. Ao passar por conflitos interiores, viu o embate entre o entendimento cristão que habitava sua mente, contra a inclinação carnal que por natureza quer dominar os pensamentos, revelando a luta  que se trava entre o entendimento e os desejos, para impedirmos a prática do pecado:
Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus; Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? 
E Paulo nos apresenta a solução para o conflito:
Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, [embora] a carne [esteja] sujeita à lei do pecado.
Paulo conclui, assim, que, embora a carne se incline ao pecado, temos  conosco o entendimento do Senhor Jesus, a "mente de Cristo", cuja nova forma de pensar nos torna aptos a resistir e afastar toda inclinação para o mal, impedindo que o pecado venha a se consumar. E acrescenta: 
Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. - Rm 8:1-7
Portanto, o exemplo do rei Davi e do apóstolo Paulo nos ajudam a compreender que  precisamos conhecer, como eles, as ferramentas espirituais que a providência divina nos preparou, e que são capazes de vencer e subjugar essa herança maldita do passado tenebroso, quando vivíamos dirigidos pelo espírito do mundo. Conhecendo-as e e utilizando-as, seremos vitoriosos e nossa mente será restaurada à sanidade espiritual ao passo que aprenderemos a cultivar apenas os bons pensamentos e valores cristãos.
Armas de defesa preparadas por Deus
Sabendo que Jesus nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude (2 Pedro 1:3), temos confiança para enfrentar o problema. E, se Ele nos deu tudo o que diz respeito à vida, sabemos que temos solução para todos os problemas que nos afligem durante essa longa e perigosa caminhada terrena.
Vencendo as fortalezas do mal
E assim entendemos que, mesmo vivendo num corpo perecível, sujeito a fraquezas,  possuímos armas poderosas para destruir todos esses tipos de fortalezas do mal que o diabo construiu no passado, dentro de nossas mentes, para dali combater e minar nossa vida cristã. Embora o dito popular diga que recordar é viver, a recordação de algumas  lembranças são um campo minado, onde se pode entrar, mas com grande risco de se reavivar o desejo do pecado e produzir a queda e a morte espiritual.
Mas quais são as armas à nossa disposição, capazes de destruir essas fortalezas do mal alojadas em nossas mentes?
Mas devemos sempre lembrar, primeiramente, que Deus já nos preparou armas poderosas para nossa defesa:
“Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;” 2º Cor. 10:3-5  O segredo aqui é levar cativo todo pensamento presente à obediência de Cristo, não permitindo sermos orientados ou corrompidos por lembranças passadas.
Conhecendo os conselhos bíblicos
O remédio do cristão sempre é e será examinar as Escrituras, porque cuidamos ter nelas a vida eterna - João 5:39. O cristão deve ter não somente sabedoria, mas conhecimento e entendimento (Provérbios 2:6) Conhecendo as escrituras com sabedoria e entendimento, vemos que elas nos ensinam que, tentados, homens de Deus recorriam ao jejum e à oração: Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graçasFilipenses 4:6  Nesse versículo o apóstolo nos mostra que primeira ferramenta é a postura a ser adotada:  não se deixe inquietar por pensamentos e lembranças. A segunda: clamar por ajuda, em oração, como fez Davi, agradecendo sempre porque agora temos uma consciência sobre o pecado e seus perigos e temos orientação de como combatê-los e subjugá-los.
Usando as ferramentas de combate
Sempre se diz que a melhor defesa é o ataque. E nós não devemos ficar somente na leitura, mas partir para a prática da Palavra. Assim, quando assediados por lembranças do mal, podemos contra-atacar, lembrando que –agora- somos uma nova criatura: ... se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17  
Somos novas criaturas
Sendo novas criaturas, as lembranças do passado não podem ser mais fortes do que a realidade presente de filhos de Deus renascidos, transformados, com direito de escolha e sabendo decidir pelo bem e não pelo mal. Essa consciência de novo homem, de nova criatura,  nos capacita a subjugar tais lembranças malignas e relegá-las ao passado, não as materializando na vida presente. Lembrando que somos uma nova criatura, sabemos  que temos uma nova forma de pensar, de agir e de escolher. E é isso que nos dá a vitória sobre o diabo. Se éramos seus escravos pela nossa forma de pensar, temos de Cristo agora uma nova mente: Mas nós temos a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16) e não estamos mais na carne, mas no Espírito - Romanos 8:9  e, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito – Rm 8:1
Devemos Andar em Espírito
Esse é outro conselho bíblico: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gálatas 5:16 Quando alguém anda em concupiscência, ele ainda está mentalmente subjugado por satanás, que o domina através de um intenso desejo de possuir bens e gozos materiais, mesmo que isso o faça pecar e desagradar ao Espírito Santo, que dele se afastará. A solução para isso é “andar em espírito”.
O andar na carne, a queda e a morte espiritual
Um cristão andando na carne fatalmente cairá no pecado e na queda espiritual, pois não está sendo orientado pelo Espírito Santo, mas por seus desejos e pensamentos carnais. Está sendo novamente aprisionado por satanás através de algemas mentais, que o conduzirão para fora do caminho estreito e para dentro de prisões e cadeias espirituais, de onde Cristo o havia libertado. E, assim,  e como conseqüência, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte [...espiritual]. Tiago 1:15
Conselho de Davi a seu filho Salomão
E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. 1 Crônicas 28:9
E se Deus esquadrinha e conhece nossos pensamentos, o quanto Ele não vê de mal que ainda habita as mentes cristãs e, sobre o qual, ainda é preciso triunfar.
Libertos por Jesus para sermos filhos de Deus
Então, erga sua cabeça, olhe para Jesus Cristo que, no Calvário, pelo seu sangue, nos libertou da escravidão do pecado para a liberdade da glória dos filhos de Deus - Romanos 8:21 Ande somente em Espírito, e não dê espaço para que as fortalezas das trevas continuem a habitar seus pensamentos e suas lembranças. Destrua-as e Cristo te dará vitórias sobre todo o mal.
Vitória em Cristo
Pensamentos, desejos e lembranças malignos devem ser combatidos, destruídos, esquecidos e subjugados pela consciência de que são lembranças mortas de um passado tenebroso que nos colocava na condição de perdidos e encarcerados nas prisões do diabo, quando andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2:3
Seguindo os conselhos bíblicos, o passado ficará no passado e não poderá mais nos inquietar e nem influenciar em nosso comportamento presente. E não se esqueça:
Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 1 João 3:8
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça? - Hebreus 10:29
Fase do esquecimento
E, se hoje alguém vive alguma inquietação, fruto dessa incômoda fase das lembranças, que insiste em querem causar suas malignas influências no presente, saiba que aguardamos um novo tempo em que tudo isso será, simplesmente, apagado: Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão. Isaías 65:17 Deus também promete isso no Livro de  Apocalipse: E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:4

Que Deus abençoe a todos com sabedoria, conhecimento e entendimento.
Toda a glória seja ao SENHOR,
Do irmão em Cristo,

Pr. Wagner Cipriano



Visite, conheça e acompanhe o Buzz da Cultura Evangélica e Coloque-o no seus Favoritos - Esperamos você



 



Divulgar artigos |
Enviar textos e resumos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO:
1. Deixe sua opinião sincera, mas não use palavras torpes ou ofensivas.
2. Sua opinião pode ser valiosa e enriquecer o conteúdo dessa matéria.
3. Comentários são de responsabilidade pessoal de seu autor e estará sujeito às leis vigentes no país, podendo acarretar responsabilização judicial e subsequentes penalidades e sanções civis e criminais.

Related Posts with Thumbnails